5 de janeiro de 2016

Tudo o que você precisa saber sobre uma Cirurgia de Siso

Olá, Mundo! O que me traz até aqui e me motiva a escrever sobre a incrível, fantástica aventura de uma experiência de uma longa cirurgia de siso, é simplesmente o de poder compartilhar com outras pessoas todas as minhas reações, expectativas e emoções antes e após o processo cirúrgico. Primeiramente, antes de ler toda a história é necessário saber o que significa a palavra: siso.

Existe toda uma historia por trás dessa palavrinha chata, sua definição é dentes do juízo, pois são eles os dentes mais complicados de uma fase de adolescência, em outros casos, também nos adultos. são os últimos dentes a se desenvolver no ser humano. 

Sobre mim, até o momento, não interessa muito. Mas, saiba de uma coisa, eu tive medo e a hora que eu mais temia, finalmente, tinha chegado. Desde o ano de 2014 me dava agonia ter que pensar sobre o que eu iria passar e até vinha uma vontade de parar o tempo ou fugir dessa realidade.

Me “mergulhava” em músicas e sonhos para ter que esquecer, que um dia, iria ter que precisar fazer um processo de remoção de quatro míseros dentes. Porém, o tempo passou, era uma sexta-feira, e então iria encarar um dos meus maiores medos. E o melhor, bem de perto.

Naquela hora, tanto fazia escrever "sizo", "cizo" ou siso, pois todas as formas possíveis de escrita, pronunciariam em um único sentido. A palavra “Cirurgia de siso” é muito complicado para apenas um corte na gengiva e remoção de dentes, que na evolução humana já não é mais necessária.

Dizem que a pior parte é a anestesia e o resto, é apenas resto. Mas para que dizer isso para um cara que tem fobias de agulhas? Por mais que as pessoas em minha volta usassem todas as palavras nas mais variáveis línguas, isso não iria me confortar e muito menos me acalmar. 

Mas chega desse Blá Blá Blá, o dia finalmente chegou e eu já estava lá esperando o processo começar. Ainda esperando na sala de espera me contive com uma música que não saia da cabeça, com as mãos suadas e eis que então o dentista cirurgião me chama para a sua sala.

Ele estava com um assistente e viu de perto todo meu desespero apenas olhando para as pupilas dos meus olhos. Me acalmou com suas conversas e piadas descontraídas que de fato deram certo e então me ofereceu um copo com água. Finalmente conseguir parar a tremedeira só após tomar a água. 

Ele me explicou como seria todo processo, que poderia ser feito do jeito fácil ou do difícil. O fácil seria basicamente manter a calma, o jeito difícil seria ficar com medo e nervoso. Então respirei fundo e continuei escutando o que iria acontecer. Ele continuou e disse que iria aplicar uma anestesia antes de aplicar a própria anestesia – Isso mesmo, existe uma anestesia para agulha que irá fazer o aplique de mais anestesia, mas dessa vez mais forte. – Então ele fez tudo o que disse.

Após ter aplicado a anestesia da anestesia e a própria anestesia, ele pediu para manter a calma, pois dentro de cinco minutos iriamos começar até a anestesia fazer efeito. 
  • Mas quando ela começa a fazer efeito? 

Ela irá fazer efeito quando toda parte dos seus lábios superiores, inferiores, bochecha e parte da orelha começar a formigar. Quando isso acontecer, amiguinho.... Prepara-se

  • Mas, Victor? Uma anestesia dói? 


Com toda a sinceridade do mundo, ela não dói e é suportável, mais suportável do que coleta de sangue para exames médicos. E se bem aplicada, te garanto que não terá mais problema algum durante o processo cirúrgico.

No meu caso, meus dentes estavam enterrados dentro da gengiva e para piorar a situação estavam literalmente deitados. Com tudo isso foi necessário cortar a gengiva um bisturi. Fiquei nervoso na hora e fechei meus olhos, ele começou a cortar e eu não sentia nada. Incrível, não sentia nada e nem o gosto de sangue, isso porque o assistente dele sugava todo o sangue espalhado pela boca. Mas dava para escutar os cortes na gengiva. 

Inchamento após o processo cirúrgico 
No geral todo o processo cirúrgico teve uma duração de 40 minutos, extremamente lento para uma remoção, tal demora tem uma explicação: Meus dentes estavam quase com as raízes formadas, então a parte mais demorada foi ter que cortar e serrar parte do dente na hora da remoção. No final, tive uma sensação estranha com minha boca, sentia os pontos e bem dolorido na região mesmo com o efeito da anestesia que logo mais tarde acabou.

O dentista passou alguns remédios e fez importantes orientações. Como não ficar em pé, não levantar muito, evitar falar o máximo possível, sempre ficar em repouso e usar todos os medicamentos receitados em seus devidos horários. E é claro, a melhor parte! Tomar muito, muito, muito sorvete e coisas geladas.

No almoço e na janta, apenas alimentos batidos, como vaca atolada, mas não pode ser quente e nem tão morno, pois o excesso de calor faz com que saia mais sangue. 

Você ficará com a boca e a bochecha inchada por mais ou menos 9 dias. Dependendo de quantos dentes forem retirados, no meu caso foram dois do lado superior e inferior direito.

Quarto dia após a cirurgia de siso.


Eu tive que fazer a cirurgia em momento extremamente difícil e cansativo, pois naquela época cursinho, estudos, colégio e as demais coisas na vida atrapalharam um pouco, ainda terei que fazer a remoção de mais dois dentes do lado esquerdo. 

Para todos aqueles que tem medo, eu só tenho uma coisa a dizer: Encare o medo e faça ele a sua motivação para vencer, pois tudo isso é mais simples do que imaginei e não doí, claro haverá gasturas, mas nada que um ser humano não suporte.


  • E quanto aos pontos? Completado uma semana, você vai ao dentista fazer a remoção dos pontos e também não dói, pode ficar tranquilo quanto a isso. Em alguns casos os pontos caem sozinho ou desaparecem.
Boa Sorte!

 Compartilhe!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Mundo Net não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos frequentadores/ leitores deste blog

As mais lidas desta semana