27 de julho de 2015

Qual a diferença entre Serie, Seriado e Novela?

Você sabia que existe uma grande diferença entre serie, seriado e novela? Mas qual a diferença entre elas? Segundo uma pesquisa feita por um site de mídia, foi constatado que existem mais de 2.445 series existentes no mundo catalogadas até hoje, porém poucos telespectadores não sabem definir oque estão assistindo. Entenda agora a diferença entre cada um deles.

Serie 

Uma serie é composta por um número determinado de episódios, sendo que cada um deles há uma sequência e estão interligadas, ou seja, é necessário assistir todos para entender a história, existe uma linha de tempo linear. Geralmente as series possuem de 10 a 22 episódios com uma duração de 20 a 50 minutos cada e dividas entre temporadas.

Exemplos de series: Arrow, Game of Thrones, Breaking Bad e entre outros.

Seriado

Já os seriados não utilizam historias em uma linha de tempo linear, são episódios independentes que não precisam ser assistidos desde o começo para entender o enredo. Geralmente, um Seriados é voltados para o gênero de comédia com o intuito de divertir os telespectadores com uma duração em média de 30 minutos. Alguns seriados podem ser considerados Sitcom

Exemplos de seriados: Chapolin Colorado, Os Simpsons, Drake e Josh e entre outros.

Novelas 

Novelas possuem episodios extensos com uma duração em media de 9 meses e seguem uma historia linear, sem números de temporadas. Mesmo não assistindo boa parte dos episodios, ainda assim existe a possibilidade de entender o enredo.


              

5 comentários:

  1. MEU DEUS! A vida toda eu pensei que fossem a mesma coisa. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Ainda novela e série é a mesma coisa , é dá pra entender a série sem assistir tudo , é por cima , tem série que durou um ano

    ResponderExcluir
  3. Serie e Seriado, OK.
    Mas Novela está muito mal explicada.
    Dizer que é "novela" só porque dá para acompanhar sem assistir desde o início? Várias séries também dá.
    Ou que é "novela" só porque tem duração de 9 meses? Várias séries também tem.
    ?!?
    Está mal explicado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No próprio texto diz "sem números de temporadas". Basicamente a diferença é essa, as séries são exibidas em temporadas e novelas não.

      Excluir
  4. O que diferencia Série de Novela é basicamente ritmo e foco.
    Ambos possuem narrativa linear, com um determinado número de episódios e conclusão da história no último episódio.
    Uma série normalmente é dividida em temporadas, mas isto não é uma regra.

    Porém:

    Uma série é mais ágil na narrativa, enquanto uma novela tem a narrativa bem mais lenta (podendo ser considerada uma verdadeira enrolação para alguns). Aproveitando a narrativa mais lenta, as histórias de uma novela também são mais carregadas no drama e algumas interpretações espalhafatosas tornam a novela em "dramalhão mexicano".

    Em uma série, cada episódio tem um tema, e embora sejam conectados, cada um conta com seu início, meio e fim. Na novela os episódios geralmente são contínuos, não necessitando de tema e nem a conclusão do tema no próprio episódio.

    ResponderExcluir

O Mundo Net não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos frequentadores/ leitores deste blog

As mais lidas desta semana